Sermão da Anunciação do Senhor

26/03/2014 18:49
Deus quis e assim determinou em seus decretos imutáveis, que a segunda Pessoa da Santíssima Trindade se encarnasse numa virgem conforme havia dito ao santo profeta Isaías. Entre muitas virgens, Ele escolhe Maria de Nazaré, escolheu-a por ela ter achado graça diante Dele, achou graça, pois ela procurava a graça e em atenção a pureza e santidade de vida. Convinha ao Senhor Nosso Deus que a virgem, entre todas singular, fosse preservada do pecado original, toda pura e toda cheia de virtudes para ser digna mãe do Messias redentor e salvador do gênero humano.
Convém notar que sempre nas Sagradas Escrituras os homens se curvam e servem aos mensageiros de Deus (i.e. aos anjos), mas numa única vez, e nesta, é o anjo que se curva diante dela, assim o anjo reconhece que ela, Maria, é a rainha e de condição superior por decreto do Altíssimo.
Maria Santíssima é o modelo de fé inabalável, obediência, humildade e oração, virtudes e costumes que agradam a Deus, e notamos isso nas próprias palavras dela: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc. 1, 38) . Ditas estas palavras pela boca da Mãe de Deus, ato contínuo: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (cf. prólogo do Evangelho de S. João). E por obra do Espírito Santo naquele mesmo segundo ela concebeu, sendo virgem, naquele mesmo instante o Filho Unigênito, Verbo de Deus e sempre imortal, toma corpo nas entranhas sagradas que se tornam um trono de Deus, Sacrário, Arca da Nova Aliança, assim o seio da Virgem Maria se torna "mais vasto que o próprio universo". Grande é este mistério!
Aquela que achou graça procurou a graça pois amava a Deus sobre todas as coisas, nisto, na encarnação do Verbo (co-eterno com o Pai e com o Espírito Santo), realiza mais uma profecia feita por Deus ao santo patriarca Abraão: "em ti, abençoarei todas as famílias da terra" (gên. 22,18). Vemos então a ação das três Pessoas da Santíssima Trindade em Maria. O Pai que a escolhe, o Filho que é gerado em seu seio, e o Espírito Santo que a fecunda. Como diz ela no Magnificat: "Doravante todas as gerações hão de chamar-me Bem Aventurada".
Com o coração sedento da graça divina, imitemos o arcanjo S. Gabriel e nunca deixemos de saudar nossa Mãe celeste e defensora dizendo e repetindo: Ave maria cheia de graça, o Senhor é convosco...".

Novidades

Esta seção está em branco.

Enquete

Você gostou do nosso novo website?

Total de votos: 67

Contato

Succisa Virescit Santos - São Paulo svirescit@gmail.com